
Aeroportos Regionais - Gestão e importância!
Por sua dimensão continental, de distâncias extensas, o Brasil possui uma enorme necessidade de investimento em conexões inter-regionais. Sejam elas por meio rodoviários, náuticos ou aéreos. E é pelo desenvolvimento do Brasil que a INFRACEA investe e se dedica integralmente ao desenvolvimento e crescimento dos Aeroportos Regionais Brasileiros. Sabemos que os aeroportos regionais, municipais e até mesmo os privados, independentemente de sua classe (I, II, III ou IV), são de fundamental importância para o crescimento do interior dos estados e do País. De acordo com o Wikipedia, o Brasil é segundo país com maior número de aeroportos do mundo, estando atrás apenas dos Estados Unidos. E ainda temos uma imensidão de conexões que precisam ser feitas para que o país esteja ainda mais conectado.
Ao falar da importância da preservação dos Aeroportos de porte menor, comparados aos grandes Aeroportos Brasileiros, citamos, como exemplo, o período da pandemia. Os aeroportos regionais, os privados e os pequenos aeroportos foram fundamentais para salvar vidas, para conectar o país, para transportar pacientes, transportar suprimentos, medicações, oxigênio e principalmente para transportar vacinas a todo território nacional, inclusive às áreas mais remotas.
É de suma importância entender que manter todos os aeroportos do país, certificados operacionalmente, em segurança e com a manutenção em dia, são fundamentais para a operação permanente do Brasil. A INFRACEA já possui uma bagagem de mais de 12 anos dedicados aos aeroportos Brasileiros e consideramos isso apenas o início de uma trajetória extremamente contributiva!
No segmento dos Aeroportos Regionais, oferecemos um serviço de gestão completo. A Gestão completa inclui os serviços de Operação Aeroportuária (coordenação completa de operações e monitoramento contínuo de segurança), Consultoria (análises de viabilidade técnica e econômica, planejamento estratégico de expansão e melhorias, consultoria regulatória e de conformidade), Planejamento e Projetos (projetos de engenharia civil e elétrica, desenvolvimento de planos diretores aeroportuários, estudos de impacto ambiental e viabilidade técnica.), Manutenção e Operação de Sistemas (manutenção preventiva e corretiva, operação de sistemas de navegação e comunicação, suporte técnico 24hrs para minimizar tempo de inatividade). Programas de Segurança Aeroportuária (programas de segurança AVSEC, monitoramento e inspeção de canais de segurança, treinamento de equipes de segurança aeroportuária), capacitação e treinamentos (cursos de capacitação AVSEC, treinamento em operação aeroportuária, workshops de regulamentações e conformidade), Estudos e Análises Técnicas (análises de viabilidade técnica e econômica, estudos de impacto ambiental, avaliação e melhoria de processos operacionais). Projetos Específicos (elaboração de projetos de engenharia civil e elétrica, implementação de auxílios visuais e sistemas de navegação, planejamento de infraestrutura aeroportuária).

É de suma importância entender que manter todos os aeroportos do país, certificados operacionalmente, em segurança e com a manutenção em dia, são fundamentais para a operação permanente do Brasil. A INFRACEA já possui uma bagagem de mais de 12 anos dedicados aos aeroportos brasileiros e consideramos isso apenas o início de uma trajetória extremamente contributiva!
É importante ressaltar que o investimento em Aeroportos Regionais impulsiona o turismo e a economia local, além de promover a inclusão social ao facilitar o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação, em áreas menos desenvolvidas.
Além disso, ao descongestionar os principais aeroportos, eles contribuem para uma malha aérea mais eficiente, fortalecendo a infraestrutura de transporte e apoiando o desenvolvimento sustentável do país.
A INFRACEA reafirma esse compromisso todos os dias, com o Brasil. Trabalhamos incansavelmente para desesnvolver, operar, administrar, certificar e até mesmo construir Aeroportos, por todo território Nacional. Quando o assunto é Aeroportos, a INFRACEA tem a solução!