
A INFRACEA foi a responsável pelo primeiro estudo, do Brasil, de implantação de ALS reduzido
A INFRACEA foi a responsável pelo primeiro estudo, do Brasil, de implantação de ALS reduzido. Um projeto ALS (Sistema de Luzes de Aproximação) em aeroportos refere-se à instalação de um conjunto de luzes que auxilia os pilotos durante a aproximação para pouso, especialmente em condições de baixa visibilidade. Essas luzes ajudam a alinhar a aeronave com a pista e a identificar a distância até o ponto de toque. O ALS é essencial para aumentar a segurança operacional, reduzindo o risco de erros durante a aproximação final.
A INFRACEA recebeu a missão de implantar um ALS de 900m em uma pista que permita apenas 720m. Foi, então, feito um estudo de viabilidade que envolveu etapas altamente complexas, tais quais: análises climáticas eficiência e alcance dos equipamentos, estudo operacional em vários Aeroportos internacionais do mundo e a conclusão foi de que: Nas condições propostas pelos Engenheiros INFRACEA, um ALS (Sistema de Luzes de Aproximação) de 720m teria a mesma eficiência de um ALS de 900m. Esse estudo foi aprovado pela ANAC e implantado na Pista de Pouso e decolagens de um Aeroporto Internacional Brasileiro em 2024.