
Elaboração de Planos Aeroportuários
A INFRACEA possui equipes dedicadas a análises, elaborações e acompanhamentos de Planos Aeroportuários.
Esses documentos são essenciais para as operações, e são exigidos pela ANAC.
O PDIR visa garantir que a infraestrutura do aeroporto seja desenvolvida de maneira ordenada e ajustada à evolução do transporte aéreo, otimizando os investimentos e atendendo às necessidades futuras, incluindo análises detalhadas das condições atuais do aeroporto, das projeções de crescimento, necessidades de expansão, e diretrizes para a implantação de novas instalações e melhorias nas existentes.
Os Planos Básicos de Zona de Proteção de Aeródromos e Helipontos (PBZPA e PBZPH) são documentos essenciais para garantir a segurança das operações. Eles estabelece restrições para construções e outras atividades na área ao redor do aeródromo, visando evitar obstáculos que possam interferir nas operações de pouso e decolagem.
Os PBZPA ou PBZPH tem como objetivo garantir que a área ao redor do aeródromo esteja livre de obstáculos que possam comprometer a segurança das operações aéreas.
A equipe INFRACEA, que faz a elaboração desses planos é altamente especializada e diversificada, uma vez que a elaboração envolve etapas de topografia, análises operacionais e de engenharia. Todo processo é feito seguindo sempre as diretrizes estabelecidas pela legislação vigente, como a Portaria nº 957/GC3, de 9 de julho de 2015.
Após elaborados, os planos são submetidos à análises e aprovações do Comando da Aeronáutica COMAER.
Além desses, as equipes INFRACEA também elaboram:
Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea (PZPANA): Estabelece restrições ao redor de equipamentos de auxílio à navegação aérea, como radares e sistemas de comunicação.
Plano de Zona de Proteção de Rotas Especiais de Aviões e Helicópteros (PZPREAH): Define restrições ao longo de rotas específicas utilizadas por aeronaves e helicópteros.
Plano Específico de Zoneamento de Ruído (PEZR): Aplicado a aeródromos que necessitam de um estudo mais detalhado sobre os impactos do ruído aeronáutico na região.
Plano de Zoneamento de Ruído (PZR): Documento que representa geograficamente a área de impacto do ruído aeronáutico e estabelece diretrizes para compatibilização do uso do solo.
Plano de Emergência Aeroportuária (PEA): Estabelece procedimentos para resposta a situações de emergência, como acidentes aeronáuticos e incêndios.
Plano de Segurança Operacional (PSO): Foca na mitigação de riscos e na implementação de medidas para garantir a segurança das operações aéreas.
Plano de Gestão Ambiental (PGA): Define ações para minimizar impactos ambientais causados pelas operações aeroportuárias.
Entre muitos outros!